Nossos Serviços

Análise Ergonômica do trabalho (AET)
A análise ergonômica do trabalho (AET) é um estudo profundo das condições de trabalho. Seu objetivo é identificar e avaliar os riscos ergonômicos presentes no ambiente de trabalho, para depois sugerir soluções ergonômicas adequadas.
Segundo a NR 17 (Norma Regulamentadora nº 17 – Ergonomia), a AET deve ser realizada:
- “Quando for observada a necessidade de uma avaliação mais profunda da situação de trabalho;
- Quando forem identificadas inadequações ou insuficiência das ações de prevenção de riscos ergonômicos e adaptações adotadas pela organização;
- Quando for sugerida pelo acompanhamento de saúde dos trabalhadores (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO)
- Quando for indicada causa relacionada às condições de trabalho na análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, pelo PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).”
A AET avalia situações de risco ergonômico através da aplicação de ferramentas ergonômicas, ISOs de ergonomia, checklists, metodologias nacionais e internacionais, normas, entrevistas profundas com os trabalhadores, coleta detalhada de diversas variáveis no posto de trabalho, entre outros.

Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)
A avaliação ergonômica preliminar (AEP) é um estudo das situações de trabalho, que tem como objetivo principal identificar perigos ergonômicos e alguns tipos de riscos possíveis. Trata-se de um estudo mais rápido e menos profundo que a Análise ergonômica do trabalho (AET). Com a atualização da nova NR-17 (Norma Regulamentadora nº17 – Ergonomia), que entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 2022, o documento da avaliação ergonômica preliminar tornou-se obrigatório para todas as organizações que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. A avaliação ergonômica preliminar produz informações necessárias para o planejamento da implementação das medidas de prevenção de riscos ergonômicos e adaptações das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, previstas na NR 17. Com ela, também, conseguimos mapear as atividades que realmente precisam de uma análise mais profunda (AET). Essa avaliação é utilizada durante o processo de identificação de perigos e de avaliação dos riscos, descrito na NR 01 (Norma Regulamentadora nº 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais). Segundo a NR-17, os resultados da avaliação ergonômica preliminar e, quando for o caso, da AET devem integrar o Inventário de Riscos e o Plano de Ação da ergonomia do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).

Laudo Ergonômico
É um estudo profundo de uma situação específica de trabalho. Enquanto a avaliação ergonômica preliminar (AEP) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) avaliam diversos itens das situações de trabalho (a AEP de maneira menos profunda que a AET), o Laudo Ergonômico estuda apenas um item específico de uma situação de trabalho. Pode ocorrer a necessidade de realização de um Laudo Ergonômico, por exemplo, quando uma empresa necessita saber se o mobiliário utilizado pelos seus colaboradores é o responsável pelo alto número de queixas de dor nas costas. Neste caso, a necessidade se restringe ao estudo profundo de um único fator: o mobiliário. O Laudo Ergonômico é, também, o documento feito em perícias técnicas, no meio de processos, ações trabalhistas, etc.

Elaboração do PGR da Ergonomia / Inventário de Riscos Ergonômicos e Plano de Ação da Ergonomia
Segundo a NR1 (Norma Regulamentadora nº 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) deve conter, no mínimo, dois documentos: o inventário de riscos e o plano de ação. Esses documentos devem ser elaborados respeitando-se o que está disposto nas Normas Regulamentadoras e devem estar sempre disponíveis aos trabalhadores e à Inspeção do Trabalho.
A BUONAERGO elabora para você a planilha do Inventário de Riscos e o Plano de Ação da ergonomia para o PGR. Os dados levantados durante o processo de identificação dos perigos e avaliação dos riscos ergonômicos devem ser consolidados em um documento de inventário de riscos ergonômicos, que irão ajudar a compor o inventario de riscos ocupacionais do PGR. O inventário de riscos ergonômicos contém os resultados da avaliação de ergonomia (nos termos da NR-17) e a avaliação e classificação dos riscos ergonômicos para elaboração do Plano de Ação da Ergonomia e gerenciamento de riscos ergonômicos na empresa.

Consultoria de Gestão de Riscos Ergonômicos
Depois do processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ergonômicos presentes nos postos de trabalho, o profissional da ergonomia irá fazer recomendações para eliminar ou minimizar os problemas ergonômicos detectados, com base na NR 17. Essas recomendações devem ser postas em prática pelo plano de ação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), com base na NR1. Através do nosso serviço de consultoria, oferecemos suporte técnico para as empresas durante as etapas de planejamento e implementação das melhorias ergonômicas dos postos de trabalho. A nossa consultoria analisa se as medidas adotadas pela empresa tiveram sucesso, e direcionamos a equipe para uma nova solução sempre que preciso. Assim, garantimos que o plano de ação seja eficiente e atinja o objetivo de promover segurança, saúde, conforto e eficiência dos colaboradores.

Consultoria de Projetos Ergonômicos / Ergonomia de Concepção
A BUONAERGO oferece o serviço de ergonomia de concepção para orientar as empresas durante o planejamento de novos postos de trabalho, de forma a garantir que os novos ambientes sejam seguros para seus funcionários. A ergonomia dos postos de trabalho é fundamental para existência de segurança, saúde, conforto e produtividade no trabalho, e é obrigatória segundo a NR 17. Planejar adequadamente com o suporte da ergonomia faz a empresa poupar desperdícios financeiros com adaptações e mudanças posteriores. Contrate nosso serviço de ergonomia de concepção se sua empresa pensa em fazer novos postos de trabalho, trocar o mobiliário, mudar a iluminação, ou, fazer outras modificações no layout (organização do espaço da empresa).

Palestras e Treinamentos Ergonômicos
A BUONAERGO oferece palestras e treinamentos ergonômicos customizados para atender as necessidades específicas dos trabalhadores de cada empresa, com base nos dados levantados durante o processo de identificação dos perigos e avaliação dos riscos ergonômicos. Tanto as palestras quanto os treinamentos são trabalhos de educação e conscientização em grupo dentro das empresas para prevenção de doenças e desconfortos relacionados ao trabalho e para a melhoria da eficiência profissional dos colaboradores. Servem, também, como defesa em possíveis ações trabalhistas. Esses serviços podem ser realizados no formato presencial ou on-line.
Segundo a NR 1 (Norma Regulamentadora nº 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais): “a organização deve considerar as condições de trabalho, nos termos da NR-17”. Ela deve comunicar aos trabalhadores sobre os riscos ergonômicos identificados na empresa durante realização da avaliação ergonômica preliminar e da AET (Análise Ergonômica do trabalho), consolidados no inventário de riscos. Os funcionários também devem ser informados sobre as medidas de prevenção do plano de ação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos). Nossas palestras e treinamentos servem como uma importante ferramenta para o trabalho de gestão de riscos ergonômicos dentro da empresa, eventos de SST, entre outros.

Blitz Postural
Durante a realização de uma Blitz postural, os postos de trabalho são individualmente visitados e cada funcionário é avaliado, de forma breve e objetiva, para verificação da necessidade de ajustes ergonômicos. Após a rápida verificação, os funcionários são individualmente orientados sobre como ajustar adequadamente o seu ambiente de trabalho às suas características psicofisiológicas, de forma a preservar a sua segurança, saúde, conforto e máximo desempenho. A blitz postural é uma importante ferramenta para o trabalho de gestão de riscos ergonômicos dentro da empresa, pois conscientiza individualmente os trabalhadores para prevenção de doenças e desconfortos relacionados ao trabalho, além de contribuir para a melhoria da eficiência profissional. Esse serviço pode ser realizado de forma presencial, ou, no formato virtual para quem trabalha home office.

Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral é um programa curto de exercícios físicos realizados durante o horário de expediente e no local de trabalho. Os exercícios são escolhidos de acordo com as exigências osteomusculares observadas durante o desempenho de cada função, e têm como objetivos aliviar sobrecargas sobre músculos e articulações e contribuir com o trabalho de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Esse serviço é cuidadosamente pensado para atender às necessidades específicas dos funcionários de cada setor da empresa. Planejamos o programa de exercícios com base nos resultados da avaliação de ergonomia, e, desta forma, garantimos um serviço customizado e de alta qualidade, que promoverá segurança, saúde, conforto e excelente desempenho profissional dos colaboradores da empresa.

Pilates na empresa
A BUONAERGO disponibiliza o serviço de instalação de um estúdio de Pilates dentro da empresa acompanhado por um trabalho de gestão do espaço por profissionais especializados. Oferecemos assistência próxima e personalizada aos colaboradores, com base nos resultados da avaliação de ergonomia da empresa, garantindo, desta forma, um serviço de alta qualidade, que promoverá segurança, saúde, conforto e excelente desempenho profissional dos colaboradores da empresa.